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sexta-feira, 20 de maio de 2011

ENO TREE PLANTING DAY


ENO TREE PLANTING DAY é um evento para incentivar e aumentar a educação ambiental global. Ele conecta alunos de vários países a discutir ações efetivas para o equilíbrio do planeta. Além disso, o evento promove a educação para a paz e aumenta a consciência dos alunos sobre a importância das árvores e florestas em escala global. O Centro Educacional Alfredo Prado participou pela primeira vez do evento, com os alunos da turma 702,  e os professores Leopoldina (história), Valéria (inglês), Ericson (biologia) e Fabiana (ciências), além de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente  do CETUR - UFRRJ.
Plantamos a esperança de um mundo melhor, ético e sustentável.






Confira como foi este dia para as outras escolas participantes. As fotos já estão disponíveis no site do Projeto. Clique aqui e veja os álbuns e vídeos postados, quem sabe você se inspire a cuidar mais do Planeta!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Oficina de Sabão Ecológico

Os alunos do oitavo ano participaram de uma oficina de sabão ecológico, a partir do reaproveitamento do óleo usado, armazenado por eles próprios. Além de aprender a fazer, os alunos se organizaram em um mutirão para embrulhar e enfeitar. Todos os exemplares confeccionados serão doados pelos alunos juntamente com a receita na culminância do Projeto Sustentabilidade Ambiental no dia 03/06/2011.
Mistura dos materiais
Importante fazer em ambiente bastante arejado


Mecher por alguns minutos e colocar nas formas. A receita que usamos pode desenformar já no dia sequinte.
 
Turma 802 - Centro Educacional Alfredo Prado

Utilizamos 4 litros de óleo usado, potes plásticos de margarina como molde, copos descartáveis usados, água, soda cáustica, baldes e papel (jornal) para forrar.

O mais importante nestas atividades é a formação de equipes de trabalho, onde os alunos aprendem a colaborar com os colegas, visualizam suas próprias dificuldades e tentam superá-las. As atividades em grupo permitem ao aluno desenvolver autonomia, conhecer suas limitações e até mesmo tentar superá-las.
Este sabão não deve ser utilizado no banho! rs
Aparando as arestas para embrulhar.

Utilizamos barbante e papel de pipa (ou de seda) para embrulhar os sabões. São opções muito baratas e bonitas de embrulho. Além disso, nossa intenção é mostrar que podemos buscar materiais similares a outros que seriam mais caros e conseguir o mesmo resultado final. Os alunos aprenderam a fazer o orçamento do custo da confecção do sabão.

Importante observar que no final todos estão se ajudando, mesmo pertencendo a outra equipe de trabalho.

Alguns sabões arrumadinhos para a doação na Culminância do Projeto Sustentabilidade Ambiental.

Oficina de Brinquedos com Garrafas PET

Esta oficina foi elaborada com o objetivo de mostrar aos alunos do sexto ano que com material de baixo custo e garrafas PET, podemos confeccionar diversos brinquedos e com isso evitar que mais garrafas sejam lançadas no ambiente, sendo assim recicladas. Além disso, este tipo de atividade desenvolve habilidades motoras, espírito de equipe e o trabalho colaborativo.
Alunos cortando as garrafas para fazer seus moldes de brinquedos
Esta atividade, além de desenvolver habilidades, colabora para um trabalho de colaboração em detrimento do individualismo. Os alunos se reuniram em duplas, um ajudando e ensinando ao outro o que havia compreendido.
 
Algumas meninas fizeram o sapinho e outras preferiram a tartaruga, já os meninos fizeram o "vai-vem" e o brinquedo do Chaves, que ainda não encontramos o nome.
Esta dupla saiu na frente, terminando bem rápido seu brinquedo e partiram para a brincadeira.
As meninas procuraram um lugar ensolarado para espantar o frio do final de tarde, já quase finalizando os brinquedos, nos últimos retoques.
Logo que acabaram os alunos iniciaram a brincadeira.
 
Cada brinquedo ao seu estilo.
 
Estes sapinhos não são príncipes, mais ficaram lindos!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Será que as folhas são verdes por dentro?

A substância verde presente nos vegetais é chamada de clorofila e ela é responsável pela cor dos vegetais. Porém há outros pigmentos presentes na folha como os amarelos e vermelhos.  Esta atividade prática teve como objetivo mostrar aos alunos que as folhas não são apenas verde e que no seu interior podemos encontrar uma mistura de cores. A técnica que utilizamos foi a cromatografia.

Amassamos a folha até formar um extrato e adicionamos álcool  

Fazendo os extratos das folhas
Prender uma fita de papel, já com o extrato na ponta à uma base e colocar na boca de um copo com um pouco de álcool
Assim que o extrato ficar pronto, pingar algumas gotas na ponta do papel e prender ao palito que serivirá de base.
Anotando os resultados das análises
As folhas apresentaram grande variedade de pigmentos entre os tons amarelados e avermelhados assim como também os tons verde-claro e verde-amarelado.
Pigmento verde-claro
Pigmento verde-amarelado
Pigmento vermelho-amarelado
Foi muito divertido e uma surpresa para os alunos!

Célula Vegetal e Célula Animal

A partir de materiais recicláveis, contruímos dois modelos de células, a vegetal e a animal, para a fixação dos conteúdos aaprendidos nas aulas de ciências.

 Os materiais que utilizamos foi: barbante, miçangas, macarrão parafuso, pequenas sementes, gel de cabelo (verde e transparente), plástico transparente  e garrafas PET de 2 litros.
Os materiais
Célula Animal - meninas da turma 702



Confecção do cartaz ilustrando as organelas celulares
Aluna com uma célula animal

Alunas com uma célula vegetal

As céluas prontas: animal (esquerda) e vegetal (direita).

O cartaz: lado verde ilustra a célula vegetal, lado amarelo ilustra a célula animal e a região central contém as organelas comuns aos dois tipos de célula.